Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

TSY85
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Abr 06, 2017 7:06 pm
Modelos Citroën: C3 Exc 1.6 16v 2011

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #46 por TSY85 » Qui Abr 06, 2017 7:13 pm

diego2010, conseguiu atualizar aqui no Espirito Santo? Se sim, por favor, me passa o contato de onde fez.



rafaelfessel
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Mar 28, 2017 1:41 am
Modelos Citroën: c4 exclusive sport

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #47 por rafaelfessel » Dom Abr 16, 2017 7:33 pm

Fala Miau tudo bem?

eu vi que voce disse, que é possivel usar o diagbox pra fazer a atualizacao de software.

eu consegui achar o caminho.

ao fazer o teste geral aparece o componetente BVA_AL4
entrando nele aparece a opcao de telecarregamento.

entrei por desencargo apenas pra saber se dava pra ver a versao de software instalada

consegui a seguinte resposta:

Fornecedor: 04
Sistema: 92
versao de software ou calibracao: 32 ( procurei no forum e um rapaz disse que no deel foi instalada a versao 37)
edicao em decimal do software ou da calibracao: 58.02
edicao em hexadecimal do software ou da calibração: 3A.02
Daré (acho que é data) do telecarregamento: 19/09/2011
numero de telecarregamento: 01 (acho que isso significa quantos softwares ja foram passados)
referencia do software ou da calibração: 96 789 044 80

tendo estas informações acredito que mesmo que meu carro seja 12/13, o cambio instalado é de 2011
pelo numero de telecarregamentos, ainda nao foi feita nenhuma atualizacao de sofware.

agora eis a minha pergunta.

eu tenho a opção de fazer telecarregamento...cliquei nela..e passa diversas informacoes como nao desligar o computador mesmo estando travado e blablabla...

agora... o software (acredito que no caso seja um firmware) já esta baixado?
se não, como se baixa?
tem gente que fala em login e senha da citroen? como funciona?

tambem li que precisa ser feito a atualizacao da ECU. acredito que as perguntas e duvidas serão as mesmas!

se alguem de sp quiser quebrar a cabeca comigo tamo junto!!
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #48 por Marciorschneider » Ter Abr 18, 2017 8:45 pm

Pelo que vi aqui no fórum (acho que foi o próprio miau que disse) é o mesmo usuário que acessa o site service.citroen.com. Faz um cadastro lá (faz como sendo mecânico independente) e tenta novamente.
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #49 por brandao1323 » Sáb Abr 22, 2017 11:27 am

Opa Rafael, tudo bom?

Erro meu quando criei o tópico, acabei de conferir pelo documento impresso e confirmação da atualização e telecarregamento e a versão disponível foi a de numero 32 e não a 37, corrigido... como citado por você neste.
rafaelfessel escreveu:Fala Miau tudo bem?

eu vi que voce disse, que é possivel usar o diagbox pra fazer a atualizacao de software.

eu consegui achar o caminho.

ao fazer o teste geral aparece o componetente BVA_AL4
entrando nele aparece a opcao de telecarregamento.

entrei por desencargo apenas pra saber se dava pra ver a versao de software instalada

consegui a seguinte resposta:

Fornecedor: 04
Sistema: 92
versao de software ou calibracao: 32 ( procurei no forum e um rapaz disse que no deel foi instalada a versao 37)
edicao em decimal do software ou da calibracao: 58.02
edicao em hexadecimal do software ou da calibração: 3A.02
Daré (acho que é data) do telecarregamento: 19/09/2011
numero de telecarregamento: 01 (acho que isso significa quantos softwares ja foram passados)
referencia do software ou da calibração: 96 789 044 80

tendo estas informações acredito que mesmo que meu carro seja 12/13, o cambio instalado é de 2011
pelo numero de telecarregamentos, ainda nao foi feita nenhuma atualizacao de sofware.

agora eis a minha pergunta.

eu tenho a opção de fazer telecarregamento...cliquei nela..e passa diversas informacoes como nao desligar o computador mesmo estando travado e blablabla...

agora... o software (acredito que no caso seja um firmware) já esta baixado?
se não, como se baixa?
tem gente que fala em login e senha da citroen? como funciona?

tambem li que precisa ser feito a atualizacao da ECU. acredito que as perguntas e duvidas serão as mesmas!

se alguem de sp quiser quebrar a cabeca comigo tamo junto!!
Djrafa
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Abr 23, 2017 8:33 pm
Nome: Rafael
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.6 16v 2010 aut.

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #50 por Djrafa » Qui Abr 27, 2017 9:24 am

Pessoal bom dia!Sou novo aqui então me corrija caso estiver perguntando no lugar errado!Bom gostaria de saber sobre esta atualização do AL4 e Motor.Recem adquiri um C3 exclusive 1.6 2010 com 54 rodados,e queria saber como efetua esta atualização,eu teria que fazer troca de oléo do cambio para este procedimento?
Djrafa
diego2010
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Mar 08, 2017 2:15 pm
Modelos Citroën: C4 Pallas GLX 2.0 16v 2010/11

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #51 por diego2010 » Seg Mai 15, 2017 2:22 pm

TSY85 escreveu:diego2010, conseguiu atualizar aqui no Espirito Santo? Se sim, por favor, me passa o contato de onde fez.

Fui em vários locais que fazem manutenção nesse câmbio, porém, só achei a atualização na autorizada me cobrando R$ 320,00 pra fazer. Não aceitei pois achei q deveria ser uma corresia, meu carro é 2010/11 e fez as manutenções até o fim da garantia na Cc e deveriam ter feito.
Obs: última atualização é de 2011.
A opção é comprar o lexia e tentar fazer em casa.
Se alguém souber poderia fazer um mini tutorial?
MIVA
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #52 por MIVA » Dom Mai 21, 2017 6:14 pm

apos 4 meses de atualizacao troca de oleo e solenoides e aproximadamente 10 mil km rodados, continua otimo
lrsantos79
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jun 10, 2017 11:06 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #53 por lrsantos79 » Sáb Jun 10, 2017 11:11 pm

Amigo, em qual css você fez atualização?
xavier.castello
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Jun 16, 2017 11:26 am
Nome: xavier
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: C3 1.6 16v 11/12 automatico

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #54 por xavier.castello » Sex Jun 16, 2017 11:53 am

Prezados,

acompanho este e outros fóruns faz um tempo, tentando descobrir como atualizar o câmbio do meu C3. Ele insiste em passar da 1a para 2a a 3000 rpm e da 3a para 4a a 68 km/h. Salvo se desligar o carro e ligar de novo depois que está quente, parado num sinal, aí ele começa a passar a 4a a 58 km/h. Mas da 1a para a 2a sempre a +/- 25 km/h, dá até raiva se tiver rua com quebra-molas. às vezes uso o modo neve pra ficar na 2a. Mas, não tá certo assim. Tá fazendo consumo de 8 km/l quando tem que andar devagar.

Já fui em duas concessionárias no Rio de Janeiro e cada vez fico mais decepcionado com a falta de informação, preços absurdos e ineficiência. Resumindo, a CSS não faz troca de óleo da caixa e nem update de software à pedido do cliente, a menos que seu carro esteja com problema. Ainda assim, insistindo, me cobrariam R$620,00 na CSS da barra da tijuca (Saint German) para passar o scanner no carro.

Eu desisto. Ele tá com 52.000 km e teria que dar uma revisão mais pesada em correias e câmbio, mas acho que vale mais a pena trocar para um carro mais econômico e manual mesmo.
Encontrei um blog muito bom explicando a história do AL4 e recomendando fortemente a troca do óleo: http://www.blogxamadobrasil.com/2016/09 ... atica.html

Sorte do pessoal de SP, por que aqui tá muito difícil.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 473
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #55 por gjvialta » Ter Jun 20, 2017 10:59 am

Prezado Xavier e também aos demais que se interessarem por esta leitura, bom dia!

Se me permite fazer comentário, sem querer criar polêmica, tendo apenas o intuito de auxiliar aos proprietários de veículos, não somente de citroën, os quais se sentem amedrontados por falta de conhecimento em mecânica automotiva e completamente perdidos quando se defrontam com um problema no seu carro, pois tanto concessionárias, quanto oficinas mecânicas, de modo geral, aplicam terror nesse momento, além de serem em grande parte incompetentes. Existem muitos curiosos e "cientistas" nesse ramo. É normal, quando em situações de descontrole, buscarmos informações. Contudo é importante, mais do que buscar informações, saber compilar dados e formar ideia quando de posse delas. Embarcar em linha de raciocínio pode nos conduzir à desastre. Sou engenheiro mecânico e com experiência nesse ramo. As informações que dispomos sobre AL4 são todas nessa lihna de raciocínio, não existe nada experimental e comprovado que nos dê certeza de afirmação. A fábrica não fornece dados para que tenhamos convicção em supostas teses milagrosas e ninguém montou laboratório de testes para publicar trabalho científico obedecendo seus requisitos e bases de engenharia. Todos são aprendizes nesse quesito. Não tem especialista em AL4. Todos são no máximo curiosos. Inclusive já tive dentro de concessionária citroën acompanhando mais de 15 reparações em AL4 e mesmo lá, com apoio da fábrica, existe um universo obscuro quando se busca soluções.

O tópico do blog sugerido por você realmente conta uma boa história sobre o câmbio AL4. Faz comentários e propõe hipóteses acerca de cuidados com o AL4 que discordo quase que totalmente, principalmente quando propõe substitutos para o fluido utilizado recomendado pela fábrica. Considerar que o Mobil-ATF-LT-71141 é um Dexron, não é uma comparação adequada. A especificação dexron surgiu no mundo pelas mãos da GM numa época que ela precisava qualificar e controlar os fluidos utilizados nas transmissões automáticas dos veículos de sua marca. A dexron teve seguidores ao longo do tempo e estabeleceu parâmetros para alguns concorrentes produtores de câmbios automáticos. Paramos por aí quando se trata de AL4. A especificação que tem base e parâmetro mundial de comparação se chama ISO (International Standard Organization). Portanto, especificação dexron é padrão GM, que por acaso pode servir para outras marcas, mas não necessariamente.

A possível mera coincidência de especificação do dexron III com o fluido recomendado ao AL4, no final da década de 90, não permite extrapolar que sua evolução também seja melhor para as necessidades e requisitos da evolução do AL4. Os parâmetros utilizados pela GM para controle dos fluidos utilizados em seus carros, ou veículos, não necessariamente são adequados para os veículos de seus concorrente, na linha evolutiva. Cada um segue seu caminho. Se servir, bom, mas no caso do AL4 não serve.

O fluido da marca mobil tem diferenças gigantescas quando comparado com o dexron VI. As inconsistências são claras nas especificações de cada fluído lubrificante/refrigerante. É só olhar a tábua de classificação e verificar as viscosidades cinemáticas e dinâmicas de cada um, que são ponto de partida para se comparar óleos, ou fluidos para transmissão. Se o dexron VI atingiu aos objetivos evolutivos dos câmbios utilizados na linha GM não significa que ele produzirá um efeito melhor do que o mobil para o AL4. Essa hipótese é meramente especulativa. Sem base.

O blog, pelo que vi tem uma linha de raciocínio sem qualquer base experimental, o que pode ser perigoso na prática. Este é o meu ponto de vista e jamais faria o recomendado por ele no meu carro, ou de qualquer pessoa que me pedisse. Porém, é livre arbítrio e apenas resolvi dar minha opinião. Como já disse não tenho proposta de criar discussão aqui ou em qualquer lugar. Apenas quis por também minha opinião para contrapor ao silêncio, dar outra visão aos desinformados e mencionar que para dar base no que estou dizendo tenho muitos anos de trabalho em laboratório experimental de motores e ensaios de fluidos de uma grande universidade paulista.

O cambio AL4 é um câmbio que representou inovação no final do século XX e sobrevive até hoje sem muitas alterações e portanto, é fato que tem limitações contra seus concorrentes de projetos mais recentes. Nossa paixão aqui é uma "coisa" e entender isso é a realidade. Apesar disso, tem larga aplicações em motores (carros), principalmente das marcas francesas, até os dias de hoje. Tem proposta versátil de aplicação. Porém, muitos projetistas de automóveis atuais se esquecem que estão utilizando um câmbio de projeto vintenário. Soma-se isso o desconhecimento dos proponentes reparadores e prestadores de serviços e mais a fama negativa das marcas francesas em seus produtos e está formado o cenário de terror.

Enfim, para não estender muito, era só que queria propor também: Calma e raciocínio sóbrio numa análise em busca de soluções, que estão longe de serem milagrosas. É preciso saber o que se tem em mãos e quais as condições de contorno.

Abç a todos.
MIVA
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #56 por MIVA » Sex Jun 23, 2017 9:28 pm

lrsantos79 escreveu:Amigo, em qual css você fez atualização?


Fiz em bh, tem uma oficina aqui especializada. chama bueno multimarcas.
fiz revisao geral lá correias filtros tensores velas, descarburacao
troca oleo do cambio e 2 solenoides com 60 mil km, já esta chegando a 75 mil km e ficou otimo
xavier.castello
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Jun 16, 2017 11:26 am
Nome: xavier
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: C3 1.6 16v 11/12 automatico

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #57 por xavier.castello » Dom Jul 02, 2017 1:12 pm

Caros,

achei uma oficina oficina para fazer a troca de óleo da caixa e zerar os contadores com o Lexia. Porém, me informaram que não atualizam o software da caixa nem ECU, e que isso só se faz na concessionária por que fora dela não tem como conectar no serviço online. Pelo que tenho lido, não está correto. Dá sim para fazer fora da CSS, não é?

Fiquei com uma dúvida:
No momento do telecarregamento, o Lexia tem que conectar via internet na Citroen Service? Ou, os dados de atualização da ECU e cambio já têm que estar na memória do Lexia previamente?
WilsonMachado
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Set 02, 2017 3:25 pm
Modelos Citroën: Peugeot 207 1.6 XSA 16v

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #58 por WilsonMachado » Sáb Set 02, 2017 3:30 pm

Alguém ja teve esse problema com o Peugeot 207 de câmbio automático? O meu está acontecendo o mesmo, será que atualização resolve o problema mesmo?
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #59 por weston » Seg Mai 07, 2018 3:26 pm

tenho o lexia ( chines) com diagbox crakeado mais não consigo atualizar meu cambio, fiz meu cadastro na citroen services mais não dá acesso, alguem podia me disponibilizar um usuario e senha pra esse serviço?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 473
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Mensagem #60 por gjvialta » Seg Mai 07, 2018 5:07 pm

Olá! Não sei informar! Fiz a atualização do meu carro na concessionária. Paguei R$115,00, se não me falha memória. Postei aqui mesmo o valor! Duas de R$57,50.


  • Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “C4 (VTR, Hatch, Pallas, Lounge)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes