Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

LEIAM AS REGRAS ANTES DE POSTAR! CLIQUE AQUI!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Defeito no ar condicionado C4 Picasso

cesar2591
Sem Habilitação
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 2010

Mensagem #91 por cesar2591 » Qui Mar 01, 2018 1:25 pm

gjvialta escreveu:
cesar2591 escreveu:
gjvialta escreveu:Olá Xereu!

Grato pelo retorno! As tentativas promovidas por você tentando travar os motores em uma determinada posição para tentar gravar a posição me parece não ser apropriada.

A central é quem faz isso quando se liga a chave do carro. Se isso não está acontecendo algum problema pode estar ocorrendo. Apague os erros e se comunique com a gente. Com certeza será de grande valia para todos nós.

Abç

Boa noite pessoal,

Reativando este tópico, que o mais completo que eu encontrei sobre o problema do ar da C4 picasso.

Estava com o problema da engrenagem quebrada no lado do motorista, estava dando os estalos no painel e em seguida funcionava o ar condicionado, mas somente no frio.
Ao desmontar o braço que liga as duas engrenagens forcei demais e quebrei o eixo da engrenagem de baixo, as duas partes pretas da foto abaixo.
IMG_20171013_162816[1].jpg
Consegui achar uma solução, não tenho fotos agora, mas esquentei e atravessei uma chave allen 2mm nas duas peças, de modo a formar um eixo e fazer o movimento do giro. Ainda coloquei um pouco de super bonder para fixar mais. Essa parte funcionou.
Fiz o conserto da engrenagem conforme as instruções, amarrando com um arame, ficou certinho.
Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo.
A diferença que percebi é que, ao ligar o carro para procurar o fim de curso, no lado do carona o braço desce e sobe, ficando parado em cima, no lado do motorista o braço sobe e depois desce, ficando em baixo, e com isso num lado sai ar frio e no outro ar quente.
Desconectei o motor e coloquei manualmente o braço para cima, saiu ar gelado no lado do motorista, ou seja, a parte de refrigerar o ar está funcionando, o problema é no direcionamento mesmo.
Tentei colocar manualmente para cima e remontar o motor, não funcionou, no momento que ele se procura o fim de curso vai para cima, depois para baixo e fica em baixo, saindo ar quente.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).

Obrigado
César

Olá, Cesar!

"... Agora quando ligo o ar, deixo as duas zonas da frente na temperatura 14, no motorista sai ar quente, no carona ar frio, normal.
O carona funciona tudo certinho, mudando a temperatura dá para ver o motor funcionando e as engrenagens subindo e descendo.
No lado do motorista não. Ao ligar o carro dá para ver o motor atuando e a engrenagem subindo e descendo. Por fim ela fica em baixo. Ao mudar a temperatura ela não movimenta, fica só em baixo mesmo..."

1- Você montou o sistema de braços e engrenagens de forma correta? A roda dentada tem um entalhe para que não seja cometido nenhum deslize na hora de remontar. Veja isso, porque se você vê o motor procurando os limites de atuação, início e fim de curso, é sinal provável que ele esteja recebendo sinal e então a parte eletrônica está ok. No seu caso parece que você montou algo invertido, ou fora do ponto. Tem que confirmar. O que está parecendo é que você deixou montado de maneira que ele esteja querendo ir para o lado que está no fim de curso e do lado contrário que deveria ir. Imagina um carro que somente tenha marcha à frente e marcha ré e na manopla de câmbio esteja indicando que para marcha à frente você deve movimentar a alavanca de mudança pra frente e para marcha à ré você tenha que movimentar pra trás. Só que algum mecânico ao intervir, tendo dúvida, montou o trambulador ao contrário. Um motorista ao dirigir esse carro queira ir à frente, olha para a alavanca e "vê" que deve movimentar a alavanca pra frente. Ao acelerar, mesmo com a alavanca pra frente, o carro vai pra trás... O computador do carro não consegue ver, no caso do condicionador, se houve uma montagem invertida. Aí... Isso que eu disse é somente uma suposição, mas é preciso confirmação. Relembre, você disse que na sua tentativa de consertar, acabou quebrando um eixo. A posição antes, que ficava era somente de ar gelado no motorista e que depois da intervenção fica somente no quente. O que estou acreditando é que você remontou o eixo com uma diferença em graus que esteja causando o problema que mencionei. O eixo que você quebrou é justamente a portinhola de ar frio, se não me engano. Se tudo estiver certo veja se o reset indicado aqui viewtopic.php?p=38124#p38124, não resolve o problema.

Alguém tem alguma sugestão??
Detalhe, ao me abaixar para ver o lado do carona funcionando, percebi os estalos em baixo do banco do carona, sinal de que a engrenagem do sistema traseiro também está quebrada, serviço para um próximo feriado :).

2- Tem vídeo aqui nesse tópico que fala como intervir nos controladores de fluxo de climatização traseiros. Tem que tirar os bancos para ter acesso à essa caixa: viewtopic.php?p=37839#p37839

Abç

Boa tarde pessoal,

Como o ar é digital eu suponho que cada zona deve ter um sensor para ler a temperatura e conseguir se regular para mais frio ou mais quente e manter a temperatura escolhida, certo?

Comprei um scanner odb2 bluetooth e usei o aplicativo torque, mas não consegui identificar as leituras dos sensores de temperatura.
Alguém já fez isso? Sabem o PID destes sensores do C4 Picasso?

Obrigado
César

Sica2018
Sem Habilitação
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Mensagem #92 por Sica2018 » Dom Abr 08, 2018 7:39 am

Bom dia! O meu C4 Picasso estava com o mesmo problema, segue os passos dos nossos amigos de como tirar as engrenagens da portinhola do ar condicionado era exatamente igual o mesmo problema reforcei a volta da engrenagem com arrame e super Bonder , ficou show de bola novinho tudo funcionando normalmente, muito obrigado pela ajuda se não fosse os posts por aqui não teria resolvido, valeu abraço
James Luna
Sem Habilitação
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

Mensagem #93 por James Luna » Ter Abr 24, 2018 2:51 pm

Galera o meu Grand C4 esta com os estalos do lado do motorista. Fui desmontar neste domigo e não consegui tirar o duto q fica na frente para dar mais acesso ao motor do meu lado. Mas, percebi que ele mesmo desligado esta meio fraco... eu consigo mover a peça para cima e para baixo com muita facilidade... ja o do lado do passagerio o motor é mais firme mal se move (e não forcei). será q o motor foi pro saco? O motor tenta mover para cima coo se fosse abrir o frio e não consegue fica voltando (como se tivesse perdido o fim ou força). estou pensando em tentar novamente e tirar o motor pra ver... será q desconectar ele ligar o carro por 20 mim e depois ligar o carro com ele conectado e deixar mais 20 mim ele voltaria ao normal?
gjvialta
Muito Curioso
Nome: gjvialta
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Mensagem #94 por gjvialta » Qui Mai 17, 2018 2:16 pm

Olá, Pessoal!

Dando continuidade à saga das portinholas quebradas, hoje uma das portinholas do ar condicionado traseiro do meu C4 Picasso começou a estalar. Já fiz o conserto da portinhola da frente e postei aqui a solução. Agora pretendo fazer na parte de trás. Para objetivar essa proeza tenho que tirar o banco do carona e consequentemente tenho que desconectar o conector do air bag que fica embaixo do banco. Pergunta: Alguém sabe me dizer se preciso desligar o cabo positivo da bateria?

Att,
viniciusrr
Sem Habilitação
Nome: Vinicius

Mensagem #95 por viniciusrr » Sex Mai 18, 2018 12:56 pm

gjvialta, Esse conector é o sensor do cinto de segurança, não tem problema em desconectar.
gjvialta
Muito Curioso
Nome: gjvialta
Contato:

Mensagem #96 por gjvialta » Qui Mai 31, 2018 8:44 pm

Olá, Viniciusrr!

Grato por informar! Abri a parte detrás do sistema de ar condicionado do meu C4 Picasso e para minha não surpresa, as duas peças de plástico, as quais fazem o acoplamento do motor com as portinholas estavam quebradas. Uma delas perdeu a parte quebrada. Tive que fusar minhas habilidades de Mc Giver para reconstitui-la com supercola e algodão para refazer o acoplamento.

Feito isso, tudo certo remontado e o sistema voltou a funcionar. Agora só falta fazer um reforço na quarta zona que é exatamente a do passageiro da frente. Vamos esperar a quebra e partir para a luta.

Fiz fotos, mas meu celular deu defeito e não consegui transferi-la para o computador. Sinto muito por não poder contribuir com a experiência!

Abç
Leopsantos
Sem Habilitação
Nome: Leonardo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2.0 16v 2009

Mensagem #97 por Leopsantos » Ter Dez 18, 2018 10:05 am

Olá gente. Bom dia.
Sou novo aqui.
Gostei muito do forum e das dicas.
Segui os passos para o reparo da peça da portinhola do ar traseiro do Grand C4 Picasso.
Está funcionando bem e normal a portinhola do lado esquerdo atrás do motorista, porém o ar não sai gelado como deveria.
Venta muito mas não sai gelado como o do lado direito.
Alguém já passou por isso?
O ar na frente gela muito.
Precisa de gás? São independentes?
Grato.
bruel
Sem Habilitação
Nome: bruel
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso 2009

Mensagem #98 por bruel » Seg Jan 14, 2019 8:05 am

Bom dia pessoal,

Gostaria de uma ajuda um pouco diferente sobre o AC do C4GP.

O ventilador dianteiro do meu AC parou de funcionar. Ao ligar o AC escuto acionar o compressor, na parte de tras funciona mas na frente nao sai ar, o ventilador esta parado. Procurei e nao encontrei nenhum fusivel queimado.
Miau
Zumbi
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem #99 por Miau » Seg Jan 14, 2019 9:40 am

Leopsantos escreveu:Olá gente. Bom dia.
Sou novo aqui.
Gostei muito do forum e das dicas.
Segui os passos para o reparo da peça da portinhola do ar traseiro do Grand C4 Picasso.
Está funcionando bem e normal a portinhola do lado esquerdo atrás do motorista, porém o ar não sai gelado como deveria.
Venta muito mas não sai gelado como o do lado direito.
Alguém já passou por isso?
O ar na frente gela muito.
Precisa de gás? São independentes?
Grato.

O compressor é um só.. Então acredito que o problema esteja no mixer dessa saída, que regula a temperatura. É tipo uma outra portinhola

Adicionado a 1 minuto 15 segundos:
bruel escreveu:Bom dia pessoal,

Gostaria de uma ajuda um pouco diferente sobre o AC do C4GP.

O ventilador dianteiro do meu AC parou de funcionar. Ao ligar o AC escuto acionar o compressor, na parte de tras funciona mas na frente nao sai ar, o ventilador esta parado. Procurei e nao encontrei nenhum fusivel queimado.

O problema deve estar no motor ou na resistência, caso o seu seja analógico
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Marco Mello
Sem Habilitação
Modelos Citroën: C4 Picasso Exclusive 2 0 16v - 2010

Mensagem #100 por Marco Mello » Qui Jan 17, 2019 2:17 pm

Me desculpem, sou novo aqui.
O ar dinheiro esquerdo não está gelando, mas os demais estão. Alguém saberia qual a probabilidade de problema, para que eu não seja enrolado em alguma loja.
Miau
Zumbi
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem #101 por Miau » Qui Jan 17, 2019 9:59 pm

deve ser a portinhola do mixer, pode estar fora do ajuste, com engrenagem quebrada ou atuador travado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
thibramar
Sem Habilitação
Modelos Citroën: Grand Picasso

Mensagem #102 por thibramar » Sex Mar 15, 2019 1:02 pm

Estou com o mesmo problema. Arma o compressor, gela os tubos do ar condicionado mas a ventilação interna não funciona. Desmontei embaixo do painel e vi que não está chegando corrente para o motor do ventilador. Não achei nenhum fusível no manual. Existe algum fusível?
giovane s
Curioso
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagem #103 por giovane s » Sáb Mar 16, 2019 8:39 am

Tem fusível na BSI (Caixa de fusíveis interna)
thibramar
Sem Habilitação
Modelos Citroën: Grand Picasso

Mensagem #104 por thibramar » Sáb Mar 16, 2019 2:46 pm

Sim, também troquei o relé da BSI (verde) e mesmo assim a corrente não chega no fio do motor do ar condicionado localizado abaixo do porta luvas :sad:
giovane s
Curioso
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagem #105 por giovane s » Sáb Mar 16, 2019 4:13 pm

Testou o relé antigo com multímetro?

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Picasso (Xsara, C4, Grand)”