Saiba Porque o Xsara é tão Barato

O Citroen Xsara Picasso, um modelo que conquistou muitas famílias por sua espaçosa versatilidade no período em que esteve em produção no Brasil, de 2001 a 2012, parece oferecer muitos benefícios para os consumidores. No entanto, ao examinarmos mais de perto, descobrimos que esse veículo também apresenta uma série de defeitos e problemas que podem explicar por que ele é frequentemente encontrado a preços mais acessíveis no mercado de carros usados.

Aqui, exploraremos alguns dos principais defeitos e problemas relatados por proprietários de Citroen Xsara Picasso, com base em comentários de várias fontes. Essas informações ajudarão a entender melhor o que pode estar por trás dos preços mais baixos desse veículo no mercado de usados.

Esta planilha fornece uma visão geral dos problemas relatados com o Citroen Xsara e pode ser útil para quem está considerando adquirir ou já possui um veículo desse modelo.

ProblemaDescrição
Computador de BordoAlertas errados, incluindo motor e caixa de transmissão; indicações incorretas de velocidade e combustível.
BSI OxidadoOxidação do módulo BSI resultando em falhas em funções elétricas essenciais.
Alto Consumo de Óleo LubrificanteConsumo excessivo de óleo, com alertas de nível baixo; problemas de funcionamento do motor e ruídos metálicos.
Problemas no Sistema de RefrigeraçãoQueima da ventoinha do radiador, superaquecimento do motor, vazamentos nas mangueiras, falhas em alternador.
Problemas na SuspensãoCoxins superiores do motor desgastados, ruídos em buchas, batentes, bieletas e coxins; fixação deficiente.
RecallChamadas de recall relacionadas a tubo de freio traseiro, atualização de software, luz de freio e terminal de direção.

Problemas com o Computador de Bordo

Uma das principais questões que os proprietários relatam é a presença de problemas no computador de bordo. Muitos deles experimentaram alertas errados relacionados ao motor ou à caixa de transmissão. Isso pode causar preocupação e, em alguns casos, resultar em visitas desnecessárias à concessionária ou a oficinas de reparação. Além disso, o computador de bordo também pode apresentar outras anomalias, como indicações incorretas de velocidade e de nível de combustível. Para alguns proprietários, isso pode até levar a situações em que o veículo fica sem combustível, devido às leituras imprecisas do computador de bordo.

BSI Oxidado

Outro problema relatado pelos donos do Citroen Xsara Picasso é a oxidação do módulo BSI, que é responsável pelo controle de várias funções elétricas do veículo. Isso pode ocorrer devido à exposição inadequada do módulo aos elementos, incluindo líquidos que são derramados sobre o painel do carro. A oxidação do BSI pode causar falhas em funções elétricas essenciais, como vidros elétricos, travas, faróis, buzina, piscas e ar condicionado.

Alto Consumo de Óleo Lubrificante

Alguns proprietários também enfrentam um problema de alto consumo de óleo lubrificante, tanto com motores 1.6 quanto com motores 2.0. Isso geralmente é acompanhado por alertas de nível de óleo baixo, mesmo entre as revisões regulares. Alguns relatam que precisam adicionar pelo menos um litro de óleo a cada 2.500 ou 3.000 km, o que é muito mais frequente do que a troca de óleo normalmente recomendada pela marca, que é a cada 10.000 km. Mesmo em veículos novos, o problema do nível baixo entre as revisões pode levar a ruídos metálicos e a um funcionamento irregular do motor.

Problemas no Sistema de Refrigeração

No que diz respeito ao motor, há relatos de defeitos e problemas no sistema de refrigeração da Citroen Xsara Picasso. Isso inclui a queima da ventoinha do radiador, o que pode levar ao superaquecimento do motor sem avisos antecipados no painel. Os proprietários também mencionam vazamentos nas mangueiras do radiador, especialmente em modelos mais antigos. Além disso, o alternador e o compressor da direção hidráulica também são mencionados com certa frequência, com o último apresentando problemas de vazamento de fluido.

Problemas na Suspensão

Vários proprietários apontam que a suspensão da minivan não é adequada para as condições das estradas brasileiras. Os coxins superiores do motor são frequentemente citados como uma fonte de problemas, com alguns proprietários tendo que substituí-los com poucos quilômetros rodados. Além disso, ruídos nas buchas, batentes, bieletas e coxins da suspensão, inclusive na suspensão traseira, são comuns. O acabamento interno da Xsara Picasso também deixa a desejar em relação à fixação das molduras da forração, que possuem presilhas que se soltam facilmente.

Recall

Embora o site oficial da Citroën não liste recalls para o Xsara Picasso, eles ocorreram no passado. Em 2004, a marca convocou os proprietários para inspecionar e substituir o tubo de freio traseiro devido ao risco de falhas na frenagem. Dois anos depois, as versões com câmbio automático foram chamadas para atualização do software do calculador de injeção de combustível. Em 2007, uma convocação alertou sobre o funcionamento contínuo da luz de freio, o que poderia causar acidentes. Em 2010, a Citroën convocou 27 proprietários de Xsara Picasso devido a um defeito no terminal de direção que poderia levar a acidentes em caso de rompimento.

Em resumo, o Citroen Xsara Picasso, embora tenha sido apreciado por muitos proprietários por sua versatilidade e espaço, enfrentou diversos problemas ao longo de sua vida no mercado brasileiro. Esses problemas, que incluem questões no computador de bordo, oxidação do módulo BSI, alto consumo de óleo lubrificante, problemas no sistema de refrigeração, suspensão e recalls, podem explicar em parte por que esse veículo é frequentemente encontrado a preços mais baixos no mercado de carros usados. Portanto, quem considera adquirir um Citroen Xsara Picasso usado deve estar ciente dessas questões e, se possível, realizar uma inspeção completa antes da compra e manter uma manutenção adequada para mitigar esses problemas potenciais.

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